Com acesso garantido, Vitória caminha para ter sua melhor campanha na Série B

Líder desde a 24ª rodada, o Rubro-Negro baiano tem a chance de conquistar a taça da Segundona nesta terça-feira (14)

Por EmPauta.net 13/11/2023 - 16:54 hs
Foto: Divulgação

Depois de cinco anos, o Vitória está de volta à Primeira Divisão. Após vencer o Novorizontino neste domingo (12), o Rubro-Negro foi a 69 pontos e garantiu o acesso matematicamente.

O Leão caminha para ter sua melhor campanha na Série B: venceu 21 jogos; é o melhor mandante com 13 partidas seguidas invicto; a equipe com mais jogos sem ser vazada (19); e o time que mais liderou o campeonato.

Início avassalador 

O Vitória teve um início avassalador na Série B. Após vencer os primeiros cinco jogos - sem tomar gols e com 15 bolas na rede -, o time baiano fez seu melhor começo de campanha na história dos pontos corridos, considerando todas as divisões.

O Leão assumiu a liderança na terceira rodada e seguiu firme até a 11ª, quando perdeu para o Criciúma no Barradão por 1 a 0 e deixou a primeira colocação. A equipe rubro-negra não conseguiu se realinhar e passou pelo momento mais turbulento no campeonato: em cinco partidas, perdeu quatro e ficou de fora do G-4 por duas rodadas.

Porém, o Vitória deu a volta por cima, somou nove pontos nos últimos três jogos do primeiro turno, sendo um deles fora de casa contra o Sport - principal adversário naquele momento.

Mudança de turno 

O Rubro-Negro começou o segundo turno alternando entre a primeira posição e a vice-liderança, mas depois assumiu a ponta na 24ª rodada e não largou mais. O Leão teve mais um período complicado, quando ficou três partidas sem vencer e ainda foi goleado por 6 a 0 pelo CRB, em Maceió.

No entanto, a resposta foi imediata: o Leão emplacou três vitórias seguidas e, no momento, está invicto há quatro partidas. 

A busca do título 

Agora, o Vitória vai em busca de quebrar seu próprio recorde. Com o resultado positivo em cima do Novorizontino e o acesso garantido, a equipe baiana terá mais dois desafios e pode chegar a 75 pontos, ultrapassando os 71 que alcançou na Série B de 2012, quando subiu na quarta posição.

De quebra, ainda pode ser campeão da Segundona nesta terça-feira (14), basta o Criciúma empatar ou perder para o Guarani que o time baiano conquista a taça. As equipes se enfrentarão às 21h30, no Brinco de Ouro, em São Paulo.

Fonte: Metro1